Alfa .Ômega

Quaresma e a Quaresmeira

By 17/03/2020 No Comments

QUARESMA E A QUARESMEIRA
Cor Roxa Como Mensagem

 

1. Natureza e o Tempo

O tempo da quaresma chegou, na liturgia da Igreja Cristã, na 4ª feira de Cinzas, dia 29 de fevereiro. A quaresma dá destaque à cor roxa. O que isto significa?
O domingo do dia 1º de Março foi o primeiro domingo da Quaresma.
Na Igreja Católica, os paramentos da missa são de cor roxa.
A natureza verdejante, no sul do Brasil, especificamente em São Paulo, no tempo da quaresma, aparece, esplendorosa, por toda a região da Mata Atlântica. A planta desta época, muito comum em São Paulo é a Quaresmeira. Entre muitas outras, ela se destaca.
A Quaresmeira é planta originária da Mata Atlântica. A mesma tem certa semelhança com o Manacá da Serra.
As flores da Quaresmeira podem ser roxas ou cor de rosa.
Aqui destacamos a Quaresmeira roxa, por ser uma cor de altos significados, de que trataremos a seguir. No final apresentamos um Álbum de Flores de Quaresmeira, de cor roxa.

2. Sentido Cultural da Cor Roxa

A cor roxa (também chamada púrpura), em outra tonalidade, está ligada ao espírito místico, à espiritualidade, à meditação. A cor roxa é a resultante da mistura das cores primárias, azul e vermelho, sugerindo equilíbrio e criatividade. É a cor da realeza, desde o Império Romano.
É a cor da coragem, da determinação, do destemor, da valentia!
A liturgia da Igreja Católica adota o roxo/púrpura, como a cor da Quaresma, da Semana Santa e muito mais. É uma das cores mais usadas na liturgia.

3. A Grande Síntese

A cor roxa é a cor da meditação, nos mistérios da fé e da vida humana; a cor da inspiração do Espírito Santo, a cor da Esperança e do Sacrifício; da penitência, da superação das dificuldades. É uma mensagem de vida e de esperança!
É a cor da coragem custe o que custar.
É a cor da fé, na vida do mundo, no mundo terreno e no mundo que há-de-vir, na vida eterna, como destino! A cor da alegria do encontro com Deus e com os irmãos!
A cor do jubilate: “Alegrai-vos” ( Salmos 65). É a cor do sorriso confiante e sereno!
A Quaresma é tempo de meditação, tempo de procurar a grande síntese da mensagem do Evangelho.
Lembra-nos a coragem de Cristo, na véspera de ser preso, a quinta-feira santa, ao interpelar os escribas e fariseus, por suas atitudes disfarçadas e hipócritas … Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! (Mt. 23:23-39)
Lembra-nos a última ceia de Jesus com os seus Apóstolos e seu mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”! ( Jo 13:34-35)
A Quaresma é o tempo em que a grande mensagem do Evangelho, em todas as suas nuances, nos traz uma vida individual e social equilibrada, serena, ativa, participativa e generosa.
A cor que traduz esse sentimento de grandeza e de doação!

Texto – J. Peralta
Fotos -J.Peralta /Google

Leave a Reply